Em 2006, ano em que frequentei o 12º ano do Curso de Ourivesaria na Escola Secundária Soares dos Reis no Porto, fiz um trabalho para a disciplina de Teoria do Design a que chamei "As Casas do Design". Durante esse ano cheguei à conclusão que sempre que falávamos de um novo movimento artístico havia sempre um edifício que o marcava. A impulsora do movimento Arts and Crafts foi a Red House, o primeiro exemplo de Arte Nova foi a Casa Tassel, um exemplar marcante do Organicismo foi a Casa da Cascata e do Funcionalismo as Unité d’Habitation.
Na altura escrevi na conclusão que este trabalho não tem como objectivo esquadrinhar os projectos, mas ser um guia de arquitectura moderna para leigos, um enriquecedor de cultura geral.
Vou mostrar algumas imagens das casas de que falei no trabalho. Não vou copiar o trabalho de 47 páginas para aqui, ou não sobrava mais espaço no bilogue. E também corria o risco de algum aluno preguiçoso me roubar a ideia xD Isto tem Copyright! =P
Movimento Arts and Crafts - Red House
Arte Nova - Casa Tassel
Funcionalismo Orgânico - Casa da Cascata
Funcionalismo Racionalista - Unité d'Habitation
Funcionalismo Racionalista - Residência Farnsworth
High Tech - Centro Georges Pompidou
Arquitectura Desconstrutivista - Casa da Música
Os Arquitectos que as projectaram:
Red House - William Morris (1834-1896)
Casa Tassel - Victor Horta (1861-1947)
Casa da Cascata - Frank Lloyd Wright (1867-1959)
Unité d'Habitation - Le Corbusier (1887-1965)
Residência Farnsworth - Mies van der Rohe (1886-1969)
Centro Georges Pompidou - Renzo Piano (1937- )
Casa da Música - Rem Koolhaas (1944- )
1 comentário:
Olá Ana, sou amiga do teu irmão há muitos anos e é com agradável surpresa que vejo esta selecção de nobre arquitectura feita por quem não é do ramo. Aproveita a tua estadia, com certeza que sairás daí com uma óptima experiência pessoal. muito sucesso.
helena bessa (a amiga do mano)
Enviar um comentário