domingo, 30 de novembro de 2008

São Nicolau

Curiosamente, na Áustria não existe o "Pai Natal Coca-Cola". Chama-se Nikolo e os seus trages são idênticos aos de um Arcebispo, pois São Nicolau Taumaturgo foi Arcebispo de Mira, no séc. IV.















Mito do Pai Natal:







Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Pai Natal foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé.




O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.
No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.




Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.



















Algumas imagens de Nikolo na Áustria:















Imagens de Nikolo e Krampus, que costumam aparecer juntos:
























Sem comentários: