terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Joana Carneiro


Joana Carneiro nomeada Directora Musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley:


Filha de Roberto Carneiro, de 33 anos, não esconde emoção e alegria pela primeira nomeação como maestrina de uma prestigiada orquestra norte-americana
Joana Carneiro recebeu a notícia há duas semanas, mas só hoje foi anunciada a sua nomeação para Directora Musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley. “Tem sido uma felicidade guardada, partilhada apenas com a minha família. Por isso, é um grande alívio poder hoje partilhar esta alegria”, disse a maestrina portuguesa à CARAS, acrescentando: “É um momento muito importante na minha carreira, porque é a primeira nomeação como maestrina de uma orquestra. Para mim é uma emoção muito grande porque vou poder ter voz numa projecção artística a longo prazo”.
A filha de Roberto Carneiro explicou ainda que, por enquanto, vai continuar a viver em Lisboa com o marido, Simão Fezas Vital, uma vez que só lhe é exigido passar oito semanas em Berkeley. Joana Carneiro vai assumir o cargo em Setembro, substituindo o maestro norte-americano Kent Nagano, no cargo desde 1978, dirigindo mais de 50 instrumentistas.


PERCURSO PROFISSIONAL
Nascida em Lisboa, Joana Carneiro começou a estudar viola de arco antes de receber o seu diploma de direcção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra. Mais tarde recebeu um 'master' em direcção da Northwestern University, como aluna de Victor Yampolsky e Mallory Thompson, tendo concluído um doutoramento na Universidade de Michigan, onde trabalhou com Kenneth Kieser.
Em 2004, tornou-se maestrina assistente na Orquestra Filarmónica de Los Angeles e foi distinguida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.
Em 2006, passou a ser maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian e em 2008 dirigiu a Ópera de Chicago.



Sem comentários: