segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Rosana Lanzelotte

ROSANA LANZELOTTE




Uma das mais aplaudidas artistas brasileiras, a cravista Rosana Lanzelotte destaca-se pela concepção de projetos inovadores.

Registrou em quatro CDs solo desde obras raras de Bach e Haydn até peças que lhe foram destinadas por compositores brasileiros, passando pelas sonatas inéditas do português Avondano, distinguido com o Diapason de Ouro.

Sua carreira de solista levou-a a importantes salas de concerto, como o Wigmore Hall, St. Martin-in-the-fields (Londres), Otto Braun Saal (Berlim), Palazzo Barberini (Roma) e Fundação Gulbenkian (Lisboa), além das principais salas da América Latina.

Foi a idealizadora do projeto O Amor Brasileiro, que apresentou a música de José Maurício Nunes Garcia e Sigismund Neukomm em concertos por diversas cidades da França durante o ano do Brasil em 2005.

Suas pesquisas mais recentes voltam-se para as comemorações em 2008 dos 200 anos da chegada da corte ao Brasil, cujo repertório foi buscar nas Bibliotecas de Lisboa e Paris.

É professora pesquisadora da UniRio, além de idealizadora da série Música nas Igrejas que, desde 1993, leva concertos de música clássica a todos os bairros do Rio de Janeiro.

Suas realizações na área musical a fizeram merecedora do prêmio Golfinho de Ouro, atribuído pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio, e da comenda Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada pelo Governo francês.

Rosana gravou o CD O Cravo Brasileiro, inteiramente dedicado a composições brasileiras deste século, das quais três lhe foram dedicadas. O CD, que inaugurou o selo UNIRIO, da Universidade do Rio de Janeiro, vem merecendo críticas elogiosas da imprensa especializada.

Oiçam aqui um excerto de Odeon (E. Nazareth) do CD Cravo Brasileiro!!!


Sem comentários: