segunda-feira, 8 de março de 2010

O trabalho (?) do sr. La Féria

Jesus Christ Superstar é, e sempre foi, o meu Musical favorito. Mesmo antes de o sr. La Féria ter feito o obséquio de o trazer à cidade do Porto. Aliás, pelo que me apercebi da entrevista dada pelo sr. La Féria, a vida cultural do Porto devia ser dividida em a.La Féria e d.La Féria...
Bem, eu fui ver o Jesus Christ SS ao Rivoli, primeiro por gostar imenso da obra, e segundo porque conhecendo o trabalho do sr. La Féria teria toda a autoridade para o criticar.
Surprise surprise! A obra prima de encenação do sr. La Féria é... uma cópia. Uma cópia descarada da versão de 2000 "Millennium Version" para DVD com encenação (esta sim original) de Gale Edwards e Nick Morris.

Mais uma vez, e como no post de Fevereiro de 2009 em que eu já escrevia sobre o rigor do seu trabalho, continuo a ter a sensação de que o sr. La Féria substima, e muito, a cultura do público portuense/português. Eu conhecia a Millennium Version!, para desespero de quem se sentou ao meu lado durante a apresentação do Rivoli, pois teve de me aturar o tempo todo enquanto eu "adivinhava" o que vinha a seguir...

Ora se a encenação era plagiada, pouco sobra do mérito do sr. La Féria...
Para uma produção tão grandiosa como foi o Jesus Christ SS no Rivoli, o sr. La Féria podia, pelo menos ter criado uma encenação original. Afinal é isso que os artistas costumam fazer...
Quem estiver interessado pode ver toda a Millennium Version no Youtube. Aqui ficam dois exemplos, não são muito bons, mas pelo menos dá para comparar as duas versões da canção de Herodes. Se tiverem paciência basta procurar mais um pouco no Youtube, e observar as semelhanças entre as duas versões...

Versão original:


Versão La Féria:

Sem comentários: