quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Emir Kusturica


Nascido a 24 de Novembro de 1954 em Saraievo, Emir Kusturica (Емир Кустурица) é um cineasta, músico e produtor Sérvio. Autor de nove filmes, algumas produções televisivas e curtas-metragens, também é guitarrista na banda de rock “Emir Kusturica & the No Smoking Orchestra”. Entre os vários prémio que recebeu destacam-se duas Palmas de Ouro em Cannes com o filme “O Pai foi em viagem de negócios” e “Underground – Era uma vez um País...”, e um Urso de Prata (Prémio Especial) em Berlim com o filme “Arizona Dream”.












Küstendorf





Depois de a sua aldeia ter sido destruída durante a guerra, nasceu em Kusturica o desejo de criar a sua própria aldeia. Esse sonho realizou-se e chama-se Küstendorf.
Em Küstendorf, aldeia em que Kusturica vive e onde filmou “A vida é um milagre”, existe uma escola de cinema e um Festival Cinematográfico. A primeira edição do Festival em Janeiro de 2008, foi aberta com um enterro no cemitério da aldeia. Kusturica e os seus convidados (entre eles o Primeiro-Ministro sérvio Vojislav Kostunica e o cineasta russo Nikita Mikhalkov) enterraram o “pior filme de Hollywood de sempre”: DIE HARD 4.


Filmografia:

Sem comentários: