domingo, 7 de setembro de 2008

O nosso Orgulho =')

Parabéns xô Candinho e xô Héldere!!! Mostrem lá em Marrocos que o Norte é que manda!!! =D



Prémio Jovens Músicos 2008


"Nove músicos, de entre 152 participantes, venceram sábado a 22ª edição do Prémio Jovens Músicos 2008 (PMJ), organizado pela RDP Antena 2 e cujas provas finais decorreram desde 02 de Setembro no Teatro Nacional de São Carlos.
Adriana Ferreira (Flauta, nível médio), Joana Gama (Piano, nível superior), Vladimir Tolpygo (Violino, nível superior), Filipe Vieira Alves (Trombone, nível superior), António Sérgio Ramos Pacheco (Trompete, nível superior) foram os cinco solistas vencedores da edição deste ano do PMJ, indicou à Lusa o compositor Luís Tinoco, director do prémio.
Os prémios para solistas nas categorias de Contrabaixo (nível médio) e Fagote (nível superior) não foram atribuídos.
Na categoria de Música de Câmara, nível médio, o prémio foi para o duo de piano e violino Ensemble Talide, formado por Matilde Teixeira Loureiro (violino) e Taíssa Poliakova Pacheco Cunha (piano).


Os vencedores do prémio de Música de Câmara, nível superior, foram Helder Alves (saxofone) e Cândido Fernandes (piano), que compõem o duo XaSonaiP.


Em cada uma das modalidades, os vencedores ganham prémios pecuniários (o mais elevado no valor de 2000 euros) e uma bolsa de estudo da Gulbenkian.
Será ainda gravado um CD com andamentos de concerto (ou outras peças de repertório) interpretados pelos vencedores da edição de 2007 e da edição em curso.
Os nove músicos vencedores do PMJ participarão a 25 de Setembro, às 22:00, no Concerto dos Laureados, que este ano se realiza pela primeira vez no Porto, na Sala Suggia da Casa da Música, e que terá transmissão em directo na Antena 2 e em diferido, em data a anunciar, na RTP2.
Acompanhará os concertistas a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Cesário Costa.
No Concerto dos Laureados, o júri atribuirá ao melhor solista da noite o Prémio Especial Maestro Silva Pereira, no valor de 2500 euros, destinados ao financiamento de uma masterclass de nível internacional.
Este ano sob a direcção do compositor Luís Tinoco, o PMJ tem no júri músicos como Teresa de Macedo, Osvaldo Ferreira, António Rosado, Miguel Borges Coelho, Roberto Erculiani, David Harrison, Hugo Assunção, Severo Martinez, António Augusto Aguiar, Pedro Wallenstein, Alexandra Mendes, Xuan Du, Nuno Inácio, Katherine Rawdown, António Quítalo, Steve Mason, Ana Telles, Alberto Roque e Christopher Bochmann.
Importante plataforma de lançamento no mundo musical para muitos dos laureados, o PMJ revelou, desde a sua criação, em 1987, músicos de craveira internacional como Pedro Carneiro (percussão), Alexandre Delgado (viola), Gerardo Ribeiro (violino) e Paulo Gaio Lima (violoncelo)."


retirado de www.destak.pt



Quem é bom, é bom.... =)



Sem comentários: