quarta-feira, 18 de março de 2009

18 de Março - Rudolf Diesel


Rudolf Christian Karl Diesel (18 de Março de 1858 – 30 de Setembro de 1913) foi um engenheiro mecânico alemão, inventor do motor a diesel.
Diesel idealizou um dos mais importantes sistemas mecânicos da história da humanidade. Rudolf Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reacção química, um fenómeno natural, que acontece quando o óleo é injectado num recipiente com oxigénio, causando uma explosão ao misturar-se. Para conseguir controlar tal reacção e movimentar uma máquina foi necessária uma infinidade de outros inventos, como bombas injectoras sincronizadas, elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que pressão de liberação actuasse precisamente na passagem do êmbolo do pistão no ângulo de máxima compressão.
Rudolf Diesel registou a patente de seu motor-reactor em 23 de Fevereiro de 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal. Entretanto, em sua homenagem, foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto o nome de diesel. Isso não quer dizer que todos os motores a injecção sejam obrigados a funcionar com óleo Diesel, desde que regulem a pressão no sistema de injecção, um motor pode passar a funcionar com qualquer tipo de óleo, tanto pode ser de origem vegetal (como óleo de amendoim) ou animal (como é o caso da gordura de porco).
Face a sua simplicidade e a enorme aplicação, o motor de pistões movidos a reacção óleo-oxigénio rapidamente penetrou nos lugares mais longínquos do planeta, revolucionando o mundo industrial e substituindo os dispendiosos sistemas mecânicos a vapor que até então movimentavam as locomotivas e os transportes marítimos por unidades geradoras diesel-eléctrica.
Após negociar o seu invento, durante uma travessia do Canal da Mancha, o inventor morre em circunstâncias que jamais foram esclarecidas.

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